quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Morre em Porto Alegre o professor e comunicador Tatata Pimentel


Morre em Porto Alegre Tatata Pimentel (Foto: Júlio Cordeiro/Agência RBS)Tatata Pimentel foi encontrado morto em seu apartamento (Foto: Júlio Cordeiro/Agência RBS)
Morreu nesta quarta-feira (24), aos 74 anos, o professor, jornalista e apresentador Tatata Pimentel. De acordo com familiares, ele foi encontrado morto no apartamento onde morava, no bairro Cidade Baixa, em Porto Alegre, por volta das 20h. O velório e o sepultamento serão no Cemitério São Miguel e Almas, a partir das 8h desta quinta-feira (25).
Roberto Valfredo Bicca Pimentel nasceu em 16 de abril de 1938 em Santa Maria, na Região Central do estado. Ganhou o apelido de Tatata na infância, de familiares. Antes de completar 10 anos, se mudou com pai e irmãos para Porto Alegre. A mãe, professora, veio depois.
Na capital, estudou Direito e Letras. Ainda antes de se formar no segundo curso, Tatata iniciou a carreira de professor em 1961 na escola agrícola Daniel de Oliveira Paiva, em Cachoerinha. Em 1965, foi pressor no Infante Dom Henrique e no Colégio Júlio de Castilhos, onde lecionou português e francês por cerca de 10 e 15 anos, respectivamente.

O professor estreou na televisão em 1972, como jurado no programa “Puxa, é a Gaúcha”, da então TV Gaúcha (atual RBS TV), a convite do radialista José Antônio Daudt. Em 1974, foi contratado pelo Canal 10, atual TV Bandeirantes, onde ficou por quase 20 anos.
Em 1996, foi convidado para comandar o programa diário “Gente da Noite”, na TVCOM, onde permaneceu por 15 anos, até 2011. Na emissora, participou também do programa “Café TVCOM”, ao lado da amiga e colega Tânia Carvalho e dos jornalistas David Coimbra, José Antônio Pinheiro Machado e Tulio Milman.
Formado também em Jornalismo e doutor em Teoria Literária, foi professor da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da Pontifícia Universidade Católica (PUC-RS) por 13 anos, até 2000. Profundo conhecedor de arte e literatura, Tatata afirmou que iria se dedicar a escrever um livro sobre William Shakespeare à época de sua aposentadoria.

3 comentários:

  1. Lamento profundamente a morte deste apresentador, pois era muito polêmico e divertidíssimo, tinha um humor ferino, classe, bom gosto e uma acidez nas palavras que encantavam pelo brilhantismo de seus cometários pontuais e muito bem focados. Vi a reportagem de seu afastamento da TVCOM e lamentei, pois é uma figura emblemática. Vou lamentar a sua perda. Aqui fica a minha homenagem a este ilustre apresentador gaúcho, um dos fundadores do grupo RBS e do Jornal do Almoço, até onde sei. Uma vez só o vi pessoalmente e não pude deixar de declarar que era seu fã, foi só isto que pude falar, pena.

    ResponderExcluir
  2. Muito culto, viveu intensamente. E até na morte nos surpreendeu...não teve tempo para se despedir.

    ResponderExcluir